sexta-feira, 24 de junho de 2016

PRÁTICA DE ARTRÓPODES (701 & 702) COLÉGIO ROGELMA.

         Ao ramo da biologia que estuda os insetos e a sua relação com o homem damos o nome de entomologia (entomon = insetos; logos = estudo). Existem várias espécies de insetos que foram agrupadas em ordens diferentes. As principais ordens dos insetos são Homóptera, Hemíptera, Díptera, Orthoptera, Isoptera, Hymentoptera, Coleóptera, Lepidoptera, Odonata, Phasmatodea, Mantodea, Blattodea.

      
      Para que as características dos insetos sejam vistas e estudadas, eles precisam ser coletados e sacrificados. Aqui iremos sugerir a montagem de um insetário que propicia que os alunos aprendam a coletá-los e sacrificá-los. Com isso os alunos aprenderão as características de cada ordem de inseto.

       Para evitar que o animal endureça, a montagem deve ser feita logo após a morte do inseto.  Se o animal demorar a ser fixado e endurecer, coloque-o em um vidro com um chumaço de algodão embebido em água e tampe o vidro. Espere dois dias e ele estará pronto para ser fixado novamente.

       O insetário pode ser montado em caixas de camisa, caixas de sapato ou caixas com tampa de vidro. Quando se utiliza a caixa de camisa, coloca-se uma placa de isopor no fundo para que os animais possam ser fixados. Os insetos devem ser fixados com alfinetes no tórax. Para cada animal fixado etiquetas devem ser feitas, informando a data, o local e o nome do coletor, nome da ordem, da espécie e nome vulgar. Coloque dentro do insetário naftalina triturada para impedir que outros insetos se alimentem dos que estão fixados e para impedir que fungos cresçam nos animais.

PASSO A PASSO:

1º- Embeber o algodão (barbante) em álcool absoluto e colocar junto ao inseto para que ele seja sacrificado.





2º- Medir e cortar o isopor no tamanho da caixa e realizar o encaixe do isopor na caixa.

3º-  Alfinetar os animais na posição anatômica correta. 






    





                                                            701

                     


                                                                           702



Nenhum comentário:

Postar um comentário