Se você está no ensino fundamental e precisa aprender sobre organização Celular, não saia daí.
Você já sabe que uma célula consegue desempenhar todas as suas funções metabólicas sozinha. Mas como é que isso acontece?
Uma célula é a menor unidade funcional do ser vivo, e por isso ela conta com estruturas que favorecem o seu funcionamento.
Uma célula é a menor unidade funcional do ser vivo, e por isso ela conta com estruturas que favorecem o seu funcionamento.
As células são divididas em dois grupos.
O das células procarióticas e o das células eucarísticas.
https://bioproffabi.files.wordpress.com/2013/04/imagem-31.jpg |
As procarióticas são as mais primitivas, e por isso apresentam menor tamanho e menor riqueza de estruturas internas.
As bactérias são os únicos representantes desse tipo de célula.
Sua estrutura é bem simples onde podemos encontrar como principais componentes a membrana celular, o citoplasma e o núcleóide. , como esse tipo de célula não apresenta uma membrana que envolve o núcleo, seu material genético fica disperso no citoplasma e por isso não pode ser chamado de núcleo verdadeiro.
Como qualquer outra célula, as procarióticas apresentam em seu citoplasma os ribossomos, que são organoides responsáveis pela leitura do material genético para a finalidade de síntese se proteínas. É isso aí. A sua célula funciona graças a essas estruturas que lêem tudo o que está escrito no material genético.
Alguns representantes que apresentam células eucarióticas também podem apresentar em sua estrutura uma parede celular que tem a finalidade de fornecer uma proteção extra e forma para essa célula e também um flagelo que atua na locomoção desses organismos.
Ah, não podemos esquecer que os organismos representantes desse grupo são sempre muito pequenos e unicelulares. Isso faz com que só possamos vê-los com auxílio de instrumentos de ampliação como os microscópios.
As células eucarióticas são bem diferentes das procarióticas.
Elas apresentam estruturas em comum, como a membrana plasmática, que inclusive, tem a mesma função que é de revestir a célula e de selecionar o que pode entrar ou sair da célula. A essa função damos o nome de permeabilidade seletiva.
O citoplasma também é uma estrutura comum entre as células do dois grupos e tem a função de preencher o espaço interno da célula e comportar as organelas.
Bom, podemos dar um bom destaque a isso já que na imagem pode-se observar que as células eucarísticas apresentam uma grande diferença em questão da quantidade de organelas.
O núcleo também está presente na célula eucariótica, porém com uma particularidade, ele apresenta uma membrana que guarda o material genético. A ela damos o nome de carioteca. Se isso te fez lembrar de uma biblioteca, não fique surpreso, pois faz todo o sentido.
Uma biblioteca é um local onde se guarda livros, já a carioteca é o local onde se guarda o material genético que também. Pode ser chamado de cariótipo.
Já que estamos falando do núcleo, não podemos deixar de falar do seu vizinho, o Retículo endoplasmático. Ele é responsável pó sintetizar substâncias. Isso é possível porque em suas paredes encontram-se os ribossomos realizam a leitura do material genético presente no núcleo.
As substâncias que são produzidas pelo retículo endoplasmático são embaladas em uma espécie de bolsa (vesícula) que vai levar todas as substâncias misturadas até uma outra organela denominada complexo golgiense.
Ele se assemelha a um embalador de mercado, pois separa as substâncias que vieram misturadas e as empacota em diferentes bolsas. Daí essas bolsas podem ser direcionadas para onde forem necessárias as substâncias contidas nelas.
Um bom exemplo é a eliminação de glicoproteínas que são jogadas para fora da célula para formarem a sua saliva.
Outro exemplo bem legal dessa separação de substâncias desempenhada pelo complexo golgiense é a formação de vesículas com enzimas digestivas. Essas vesículas são deixadas no citoplasma e são ativadas quando uma bolsa de alimento entra na célula. Quando esse alimento chega essa bolsa que agora é chamada de lisossomo se une à bolsa de alimento que entrou na célula e passa por um processo de digestão. Por isso eu costumo dizer que elas se relacionam com o nosso estômago.
O material que foi digerido no lisossomo pode ser transformado em diversas substâncias, e uma delas é a glicose. Esta será quebrada no citoplasma e depois utilizada por outra organela chamada mitocôndria. Essa organela é responsável por realizar a respiração celular, que nada mais é do que utilizar a glicose quebrada para produzir uma molécula chamada ATP que irá armazenar energia.
Então se você gosta de praticar atividades físicas e quando faz isso por um tempo muito elevado é normal sentir vontade de comer um docinho.
Ainda temos os centríolos. Estes são tubos de um tipo de proteína que pode formar verdadeiras cordas dentro da célula e formar flagelos e até mesmo realizar a separação dos cromossomas que compõem o DNA. Mas esse assunto será discutido em outro vídeo sobre a divisão celular.
As estruturas que falamos até agora estão presentes nas células animais. Agora veremos algumas particularidades que são encontradas nas células vegetais.
Basicamente as células vegetais apresentam as mesmas estruturas das células animais, afinal, as duas são eucarióticas. Mas ninguém nunca viu ninguém fazendo fotossíntese pós aí né. Bom ainda tenho dúvidas se o Hulk faz isso. Rrsrsrsr
Mas as células vegetais apresentam uma organela chamada cloro pasto que tem a finalidade de armazenar um pigmento
Este pigmento é a clorofila e é ele que permite que a planta realize a fotossíntese.
Graças aos cloroplastos, as plantas produzem açúcar e por isso temos os deliciosos frutos e outros alimentos ricos em carboidratos que são tipos de açúcares, mesmo que não seja doces. Como a batata.
Hummm
Outra organela que não é encontrada nas células as nimais mas marcam presença nas células vegetais é o vacúolo. Essa bolsa gigante na célula que mais parece uma piscina tem a função de armazenar água e substâncias de reserva como o amido e a glicose.
Graças à essa organela, os cactos conseguem armazenar água em seu caule para sobreviver à escassez de água do deserto.
Bom galera agora vocês ficam com uma tabela comparativa entre os diferentes tipos de células que falamos para facilitar seus estudos.
Se gostou desse material fique a vontade para compartilhar esse blog para me ajudar a continuar produzindo esse tipo de material.
Bons estudos e tchau.
Nenhum comentário:
Postar um comentário