quinta-feira, 7 de julho de 2016

PRODUZINDO HIDROGÊNIO SEM ELETRÓLISE

O experimento demonstra a produção de Aluminato de Sódio e Hidrogênio.

Usando Hidroxido de Sódio em solução aguosa e alumínio, é produzido o Aluminato de Sódio (NaAlO2) e o Hidrogênio (H2).
  A reação é exotermica, ou seja, libera calor. A temperatura da mistura sobe rápido e chega a ferver a água. o NaOH libera calor para dissolver na água e a reação do alumínio com a solução também libera calor.   O Aluminato esta diluido na água, ele que deixa a água com a cor preta, o Hidrogênio é um gas que se dissipa no ar.     A Soda Cáustica, (nome popular do Hidroxido de Sódio) é uma base forte, em contato com a pele pode causar queimaduras, em contato com os olhos pode "queimar" a retina e ocasionar cegueira temporaria ou permanente. Caso o produto entre em contato com pele, olhos e boca, lave em água abundate e em caso de reações alergicas ou intoxicação, procure um médico.   (O video é bem caseiro e feito com materias q se encontra em casa.) "Pela reação do alumínio com o hidróxido de sódio
O aluminato de sódio também é produzido submergindo alumínio (se pulverizado a reação é bastante veloz) em uma solução de soda cáustica a uma temperatura próxima ao ponto de ebulição. A reação que ocorre é a seguinte:
NaOH + 2 Al + 2 H2O → 2 NaAlO2 + 3 H2
Apresentando as seguintes reações intermediárias e paralelas:
NaOH + 2 Al + 6 H2O → 2 NaAl(OH)4 + 3 H2NaAl(OH)4 → NaAlO2 + 2 H2O
O processo é acompanhado de uma grande produção de hidrogênio. Ao fim da dissolução do alumínio, a solução é deixada esfriar, quando forma uma massa sólida de aluminato contendo cerca de 70% do produto final."
FONTE: http://www.pontociencia.org.br/experimentos/visualizar/produzindo-hidrogenio/854

Realizamos este experimento e explodimos logo após. Confira as fotos.











Nenhum comentário:

Postar um comentário