quinta-feira, 7 de maio de 2015

JÁ OUVIU FALAR NO LINCE?

O lince parece-se com um grande gato cujo tamanho varia entre os 70 cm que mede o Lince Pardo até à espécie maior de lince, o Lince Boreal ou Eurasiático que mede 130 cm. É um animal que possui patas curtas e em forma de raquetes que permitem andar melhor na neve. A sua pelagem é densa e a sua característica principal é a sua pelagem preta pontiaguda nas orelhas.

A sua pelagem é de cores muito variadas e vai desde o branco até ao vermelho escuro. Podem ter uma pelagem uniforme ou pode ter manchas ou inclusive riscas pretas ao longo do seu corpo. O final da sua cauda é preto e pode-se observar uma mancha branca na parte traseira das orelhas. A sua pele está adaptada ao Inverno e à neve, mas não ao calor. O lince vive desde 10 a 20 anos segundo os especialistas e podem reproduzir-se desde o seu segundo ano de vida.

O lince é um animal carnívoro: caça principalmente coelhos e lebres, apesar de também pequenos roedores, pássaros e esquilos. Pode também caçar presas mais grandes como o veado. Mas as suas presas favoritas são sem dúvida os insectos e répteis. É um caçador nocturno e solitário, activo desde o crepúsculo da noite até ao amanhecer. Não é um grande corredor, mas é um excelente nadador e trepador.

O lince é um animal protegido desde 19 de Setembro de 1939 (Convenção Internacional de Berna). O comércio das suas peles é permitido nos Estados Unidos, está sobre leis estritas para evitar os abusos. Entre as espécies de lince, a mais ameaçada é a do Lince Ibérico. Enquanto que o número de indivíduos do Lince Pardo, O Eurasiático e o Lince-do-Canadá é bastante elevado e a sua presença em diferentes zonas do mundo é importante, o Lince Ibérico corre grave perigo. De resto, é o felino mais ameaçado do planeta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário